Alagoas II

Costa Metropolitana – AL

Chegada na ponte de Maceió, com uma vista deslumbrante!!!img_20160916_110232

Este dia o vento nordeste estava soprando forte e a pedalada estava cansativa. Segui rumo ao centro e parei para conversar com uns camaradas, que na euforia da minha chegada, trouxe lembranças de suas viagens pelo Brasil a fora.

Pescadores puxando a rede.img_20160916_110829249

Mestre lázaro em Aracaju já tinha feito contato com o Contra mestre Dalua, o qual iria fazer um evento neste final de semana e estava me aguardando. Então segui inicialmente até o centro onde almocei e depois segui para Benedito Bentes. Chegando lá o filho dele, o José, foi me receber na praça e me levou para casa de recepção. Lá tomei um banho e dei uma descansada. Cheguei no encontro para descer a mata e conheci o CM Dalua e o Mestre Pombo de Ouro. Foi formado uma roda de conversa antes de entrar na mata. Fui anunciado pelo Dalua o qual pediu para eu me apresentar. depois descemos a mata e depois de percorrer uma trilha escura, com alguns focos de lanterna e fomos nos aproximando da roda onde já tinha outros alunos fazendo um som recepcionando a todos. A roda foi formada e teve uma conversa sobre a proposta desta roda especial, onde a energia da mata estava presente e a sabedoria dos homens estavam em um jogo de superação dentro de universo da capoeira. A roda começou com uma levada somente da bateria e cantigas. O jogo iniciou e as pernas de cada capoeira demostraram as suas próprias  personalidades em uma brincadeira de dança e luta guerreira. Após algum momento, chegou a galera de Aracaju. CM Raposa, CM o Formiga, Profº Betinho e Amaral, chegaram por uma outra trilha, escorregando em roles somaram na roda. Neste momento CM Dalua toca uma angola e diz para eu jogar. Logo já convido Raposa e agachamos ao pé do Berimbau e o catador leva uma ladainha de desavio. Após a louvação, pedimos a permissão e a proteção com gestos de reverencia aos mestres, aos berimbaus e a toda tradição dos mais antigos que lutaram e lutam por esta natureza. O rabo de arraia faz a chamada para o inicio do jogo. A ginga das Negativas, dos Aus e dos Rolês, mostram suas habilidades corporais em sincronismo e leveza de movimentos maduros. Cabeçada dali, esquiva de lá, bate pra qui, rasteira de cá… bom jogo. Valeu Raposa. Conheci a família Yá capoeira e outros tantos capoeiras tais como Mestre Virgulino, Mestre Pitu entre outros. Fiz mais alguns outros jogos e todos ficaram muito satisfeito com o astral que a galera deu para a roda.

14434920_781522845321897_3623968642015798921_o

Saímos dali e fomos ainda na casa do Mestre Aleluia. Eu, Raposa, Betinho, Formiga e Amaral. Para achar o lugar foi bem engraçado, era uma resenha atrás da outra. Chegamos lá e ele nos recebeu muito bem. Logo foi nos mostrando o lugar para dormir e nos convidou para entrar para jantar. Conversamos muito até desmaiar de sono.

Sábado, 17/Setembro/16

Acordamos e o mestre Aleluia logo preparou o café para nós. Conversamos muito e saímos já com o horário apertado para pegar o aula com o Mestre Pombo de Ouro que estava na Programação. Chegamos na escola e ainda tinha poucas pessoas e os mestre não tinham chegado. Tomamos um cafezinho e conversamos até a aula começar. Mestre Pombo de Ouro chegou e iniciou a aula. Mostrou algumas entradas e um trabalho com tesouras segurando a cabeça. neste dia Conheci mais alguns capoeiras da região como o Mestre Besourão, Prof Formiga entre outros. Ainda teve uma roda e na sequencia teve almoço para a galera.

img-20161014-wa0023

  img-20161014-wa0026

img-20161014-wa0030

Depois do almoço fomos descansar um pouco, pois já iria rolar outra oficina no campo. Neste momento recebi a noticia de profundo respeito sobre a irmã de meu pai, a Tia Idelice. Resolvi inicialmente de não participar do movimento como todo e fiquei mais na observação e descanso. Conversei com Dalua sobre minhas considerações sobre a passagem de uma pessoa querida da família. Mas tarde participei da roda e fiz um jogo com Bigodinho. Mas tarde fomos comer um lanche e fui descansar.

img-20161014-wa0024

img-20161014-wa0028

“Meu amor, siga livre como o vento, e na terra fica a lembrança e a saudade de bons momentos desta passagem maravilhosa! Fique com Deus”. 

Domingo, 18/Setembro/16

Era por volta das 03:00hs da manhã, acordei um som de berimbau que vinha lá da rua perto da praça. Levantei fui espiar! Era a molecada batucando e cantado musicas de capoeira embaixo de uma árvore, temperando o silencio do lugar. Fui na sacada do prédio eles me viram, dei um sinal de axé e voltei para cama. Mas não era somente o som do berimbau que derrubava o sono da galera, mas também o ronco do camarada que dormia na sala… foi porrada! Mas depois fui dormi.

Acordamos e foi servido um café para a raça e logo todos se arrumaram para o evento de batizado. Fomos até a praça e como estava rolando os preparativos, aproveitei para ir no mercado e lá na rua dos fundos estava rolando uma feira de cacarecos. Passou um rapaz com um Netbook na mão querendo vender. Tamanho ideal para conseguir levar na viajem, então me interessei e fui ver o aparelho lá dentro do mercado. Liguei, testei o cabo de energia e testei a internet, através do roteador do meu celular. Acessei o blog da viajem e deu tudo certo. Acabei negociando e fiquei com ele. Na minha frente percebi que o Mestre Pombo de Ouro estava sentado e fui lá conversar com ele. Batemos um papo e depois fomos para a roda. Quando chegamos já estava rolando alguns jogos e não deu para chegar a tempo de jogar, pois logo iniciou o batizado. Os alunos foram batizados e graduados e no final de tudo, o mestre Russo faz da a graduação ao seu aluno Dalua de mestre de Capoeira. Com certa surpresa, ficou recuado em receber a corda de tamanha responsabilidade, porém o reconhecimento venho tão somente do seu mestre, mas também de um grupo de mestres que ali estavam presentes, o qual todos tiveram a oportunidade de se pronunciar, parabenizando seu trabalho e sua conquista. Fiquei feliz em poder participar deste momento e refletir sobre toda uma trajetória, trabalhos e conquistas do mestre Dalua, Parabéns!!!

Mestres, Pombo de Ouro, Russo, Touro, Lazaro, Preto Velho, Robson, Danoni, Ventania, Bentivi, Teiu Malandro, Gato, Seguencia, Quilombo, Bisourao, Sambaiba, Tempero, Tainha, Virgilino e Gleber.

14440859_781548941985954_3940720589823269993_n

Mestre Virgulino, Sid e Aluno

img-20161004-wa0050

No final rolou mais uma roda aberta e depois a galera foi almoçar. A tarde ainda fomos em uma escola que estava rolando um treino com o mestre Dalua. Mas acabamos chegando no finalzinho. Depois rolou a oficina com o Mestre Aleluia. Neste dia conheci o Mestre Macabro e o CM…. Voltamos para a casa pegamos a fazer uma bagunça, depois os meninos foram para a casa de Mestre Aleluia e eu fiquei por ali para descansar.

Segunda, 19/Setembro/16

Acordamos tomamos café e o Mestre Dalua e o Mestre Pombo de Ouro saíram de moto e aproveitei para conhecer melhor o lugar.

img_20160919_173736

Passei em uma assistência técnica e levei o netbook que peguei no dia anterior, pois precisava de uma revisão. Não estava funcionando o teclado e as configurações estavam em Inglês. Fiquei de pegar na quarta-feira. Almocei, descansei e depois passei no mercado para comprar alimento para o café. Mais tarde os mestres chegaram e fui para a casa do Mestre Dalua para Jantar. Porém acabamos indo para a outra casa para dormir. Eu e o Mestre Pombo de Ouro ficamos conversando até um pouco mais tarde depois fomos descansar.

Terça, 20/Setembro/16

Acordamos logo cedo para pegar a aula da melhor idade. Estava um barato. Depois nos despedimos de Mestre Pombo de Ouro pois ele foi pegar voo no aeroporto.

img_20160920_080249466_hdr

Mais tarde fui almoçar e dei uma arrumadinha na casa para o mestre já entregar a casa que recebeu a galera no evento. Depois fomos para a casa do mestre Dalua. A tarde passei uma aula para a galera na escola e a noite passei outro treino na praça onde rola os treinos. Depois eu e José fomos para a casa.

Quarta, 21/Setembro/16

Acordamos, tomamos café e o Mestre Dalua me ensinou a produzir caxixis com material reciclado e passamos o dia na produção!

img_20160921_204216511

Quinta, 22/Setembro/16

Na parte da manha ficamos na produção de caxixi, conversando, tomando chimarrão e se divertindo! A tarde fui visitar o Mestre Aleluia e o Bigodinho me levou para dar uma volta. Passamos na casa de mestre Rasteira e depois pegamos uma roda com o professor Recruta e seus alunos na Praça Estácio Gomes. Logo depois chegou o Mestre Rasteira tb na roda. Fiz um jogo bacana com a rapaziada. Valeu Mestre Rasteira, Professor Recruta e todos do grupo Umuarama. Axe!

img_20160922_213703121

Depois voltamos para casa de Mestre Aleluia. Ele estava finalizando o culto que faz em sua casa. Estava ali também o Mestre Macabro. Mas eu estava muto cansado e logo fui tomar um banho. Depois o mestre me Chamou para jantar, ficamos conversando e depois fui dormir.

Sexta, 23/Setembro/16

Acordamos, tomamos cafe e chegou o Mestre Macabro. Conversamos um pouco e depois fui, segui para a casa de mestre Dalua.

Mestre Macabro, Mestre Aleluia e Sidimg_20160923_111147596

Dei uma boa volta para chegar em casa. Fiz outro caxixi, desta fez com material de junco. A noite eu e o Jose fomos em uma roda de Capoeira do CM Jonas do grupo Arte Brasileira. A roda estava animada e fiz alguns jogos com a rapaziada. Conheci o mestre Girafa do grupo Muzenza entre outros capoeiras. Também tinha uma galera do grupo Capoeira Raça de Mestre Luiz Medicina. Depois da roda eu e José fomos para casa. Mestre Dalua já estava dormindo pois ele iria para Aracaju de moto bem cedo.

Sábado, 24/Setembro/16

Fiquei de ir para um evento de capoeira em Cajueiro, mas acabei desistindo e decidi ir para o Quilombo de Palmares, mas quando fui sacar dinheiro, infelizmente descobri que meu cartão foi cancelado por motivos administrativos e nem mesmo a agencia de Florianópolis conseguiu me responder. Então não consegui viajar e fiquei no Benedito e a noite fui para a casa do Mestre Aleluia, pois combinamos de ir no evento de Mestre Danoni em Cajueiro para o dia seguinte. Conversamos, fomos comer em uma lancheria e passamos na casa de sua mãe. Depois voltamos para casa e fui descansar.

img_20160925_195728

Domingo, 25/Setembro/16

Acordei com o Bigodinho me chamando por volta das 05:30hs da manhã. Voltei a descansar mais um pouco. Tomei um banho e fomos tomar café. Saímos de casa Eu, Mestre Aleluia, Sabia e Bigodinho. No caminho pegamos o Mestre Macabro e seguimos para Cajueiro. Chegando no evento, pegamos a galera tomando um cafezinho. Depois todos seguiram para o ginásio, onde rolou um jogo de mestres e um bate papo com o Mestre Saci. Depois fomos almoçar e a tarde teve a roda de abertura e o batizado e graduação dos alunos.

Mestre Saci

img_20160925_125530818

Mestre Rasta e Mestre Besourãoimg_20160925_133934884

Tivemos que sair no meio do evento, pois o mestre Aleluia tinha um compromisso em sua casa. A noite fiquei na casa de mestre Aleluia, assistimos o documentário Nego Bom de Pulo e depois fomos dormi.

Segunda, 26/Setembro/16

Acordei e ajudei o mestre Aleluia a levantar duas fiadas de tijolos na garagem. Depois do almoço, descansamos um pouco e fui para a casa de Mestre Dalua. Começamos a fazer a atabaque. Mestre Dalua foi me ensinando passo a passo, iniciando com a marcação das madeiras e corte.

img_20160926_195227748

Terça, 27/Setembro/16

Hoje o dia foi de dar continuidade na atabaque, lixar, dobrar os ferros e soldar. Tivemos que sair a tarde e a noite rolu uma reunião entre os membros do grupo Yá capoeira. Acompanhei um pouco a reunião e aproveitei para agradecer a todos pela recepção e carinho. Depois voltamos para casa e fomos descansar

img_20160927_114115070

Quarta, 28/Setembro/16

Dia de produção da atabaque, colagem, montagem e colocação dos arcos. Lixamos bem as madeiras após a montagem.

img_20160928_120203180_hdr-copia img_20160928_120318951

Mestre Dalua e Sidimg_20160928_123345557

img_20160928_191619753

Quinta, 29/Setembro/16

Dia de produção da atabaque, ajustamos os últimos detalhes e depois pintamos com verniz a parte da madeira e de preto a parte dos arcos de ferro.

img_20160929_180423102 img_20160929_224227592 img_20160929_224022119

Sexta, 30/Setembro/16

Trabalhamos em cima da furação, montagem do coro e da corda. depois eu e o Mestre Dalua saímos de moto e fomos no Banco tentar retirar alguma grana, pois já estava na seca. Tive alguns problemas na agencia mas no final deu tudo certo. Depois passamos na Rodoviária para ver a possibilidade de despacharmos a atabaque via ônibus. Mestre Dalua conversando com o atendente da empresa Itapemirim, conseguimos a liberação para este transporte. Saímos dali e na volta de casa paramos para tomar um suco em um treler bem de frente a uma enorme árvore de Biriba. Mais tarde eu e o José saímos para pegar caixas de papelão para envelopar a atabaque. Mandei junto na mesma embalagem algumas roupas e o netbook que não estava funcionando muito bem. A noite fui dar uma volta no Bendito e depois fui descansar.

img_20160930_092816267_hdr img_20160930_102734476 img_20160930_111920388 img_20160930_113859460 img_20160930_114137502

img-20161001-wa0041

Obrigado Mestre Dalua por um grande aprendizado. Os Detalhes fazem a  diferença.

img-20161001-wa0042

Sábado, 01/Outubro/16

Acordamos tomamos um chimarrão e Levamos a atabaque para a rodoviária. Depois tomamos um cafezinho e ficamos a conversar em uma mesa na rodoviária. Depois voltamos para almoçar e mais tarde, fui me encontrar com Mestre aleluia, pois iriamos pegar a roda de capoeira do Mestre Marco Baiano. Passamos para pegar o CM Gunga e chegamos na praia de Rio Doce por volta da 16:00hs.

img_20161001_165412296Na academia conheci o mestre Marco Baiano e o CM Devagar e seus alunos. Fizemos um treino e depois rolou a roda. Mestre Marco Baiano me convidou para fazer a roda de abertura, muito bom, depois joguei com o CM Devagar, CM Gunga e coma alguns alunos.

Papoeiraimg-20161002-wa0020

Escola de Capoeira Palmares Maceió-AL – Mestre Marco Baiano – C Mestre Devagar. Mestre Aleluia – C Mestre Conga – Sabia e Bigodinho.img_20161001_194008893

Sabia

img-20161002-wa0016   

No final da roda fomos comer um pastel e quando estávamos voltando para deixar o Gunga em casa, tomamos uma blitz da polícia, pois o lugar que o CM Gunga mora tem um índice forte de caso de policia, mas como o Mestre aleluia já foi militar, conseguiu minimizar a abordagem. Fomos para casa, jantamos e fomos descansar.

Domingo, 02/Outubro/16

Dia de Eleição e fomos votar. Eu no caso justifiquei o voto, pois estava fora. Depois voltamos para casa para almoçar e partimos para o Quilombo de Palmares. Chegamos na união por por volta das 15:00hs e ficamos até as 17:00hs. Visitamos as casas, o lago, batemos umas fotos e jogamos capoeira. Foi muito bom conhecer este lugar que foi um marco da nossa história, não poderia passar no estado de Alagoas sem conhecer este lugar.

img_20161002_151522861      img-20161002-wa0062 img_20161002_162031488

img_20161003_175810img_20161002_162015023 img_20161002_160754569  img_20161002_160203279  img_20161002_155312132 img_20161002_154801508 img_20161002_154654036

img-20161002-wa0065img_20161002_154638677 img_20161002_154618490_hdr img_20161002_154600741 img_20161002_154534958 img_20161002_153405718 img_20161002_153329601 img_20161002_152209219 img_20161002_152152722 img_20161002_151859079  Depois voltamos e no caminho paramos na casa de amigos do mestre, tomamos café e conversamos até tarde. Chegamos em casa de mestre aleluia já era para mais de 22:00hs, jantamos e fomos descansar.

Segunda, 03/Outubro/16

Acordamos cedo, me despedi do Mestre, da Irmã Sheila e de sua filha e sai em direção ao Benedito Bentes. Cheguei na casa do Mestre Dalua, tomamos um chimarrão, batemos mais um papo e me despedi da Meire e da Duda. O Dalua e o José me acompanharam até a praia do Riacho Doce

img-20161003-wa0011

Sou muito grato ao Mestre Dalua e sua família por me receber em sua casa, e proporcionarem tantos momentos bons durante estas duas semanas em Maceió. Desejo a toda Família, assim como os alunos, muita saúde, paz e muita capoeiragem!!! Forte axé!!!

Vamos simbora!!! Benedito Bentsimg_20161003_094659163

Praia do Riacho Doceimg_20161003_102125736  Chegamos a ir até na praia fazer uns movimentos e jogar capoeira. Depois conversamos e se despedimos para uma boa viajem… Obrigado meus irmãos!

2 Comments on “Alagoas II

  1. Não consigo parar de ler, que coisa mais linda essa viagem, quanto aprendizado, vivencias.
    Parabéns meu amigo. Conheci pouco de Alagoas, somente o centro de Maceio e a praia do Frances. Fui a trabalho ai nem consegui fazer visitação.

    • Oi minha querida obrigado pela mensagem, Estou com muita saudade aí de todos vocês, com certeza logo estarei aí para contar as novidades. forte abraço para ti nega beijo no coração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *