Updated on setembro 15, 2016
Bahia V – Semana X
BAHIA DE TODOS OS SANTOS
Segunda, 22/Agosto/2016
O dia estava bom e aproveitei para dar uma pedalada em Salvador, Passei em algumas lojas procurando o descanso para colocar na bike, mas infelizmente ainda não consegui. Passei no Pelourinho e visitei o Mestre Lua Rasta, Mestre Pelé e Mestre Jorge Conceição. Conversamos e a todos desejei saúde e deixei uma pequena lembrança. Passei no Forte e conversei com o Mestre Curio. Ele lembrou do Mestre Calunga e mandou um abraço a ele. Perguntei a ele se poderia fazer participar de uma aula. Ele disse que tudo bem, mas que teria aula apenas no dia seguinte. Então confirmei minha presença e voltei para casa. Conversar com estes mestres fora da roda de capoeira é um grande aprendizado.
Terça, 23/Agosto/2016
Amanheceu, tomei um café e fui fazer um treino de bike, mas antes me despedi do Boris que estava saindo para a Ilha de Itaparica. Valeu Cholito!!!
Boris e Sid
Passeio em frente ao Dick
Passei na praia e almocei em um restaurante na Vitória. A Noite fui pegar aula com o Mestre Curio. Cheguei no exato momento da aula e o meste já estava para começar a aula. Fizemos um aquecimentos e movimentos isolados. O mestre pedia para seus alunos mais velhos, demostrar os movimentos que deveríamos fazer na aula. Reforçou várias vezes que os movimentos fossem repetidos com calma e de forma que acredita ser mais eficiente. Tinha em torno de 15 alunos, todos com uniforme preto e amarelo com suas toalhas no pescoço. Uma atitude que me surpreendeu, foi que todos foram lavar as mãos para pegar na bateria. O final da aula foi um treino de musicalidade com a bateria formada e todos cantaram e tocaram algum instrumento. Obrigado mestre pelos ensinamentos
Quarta, 24/Agosto/2016
O dia amanheceu chovendo, tomei um café e peguei o ônibus para ir no centro. Fui em uma casa de pesca ajustar o molinete que não estava funcionando bem. Resolvido o assunto, passei no mercado modelo para ver as novidades. Caminhando pelo mercado encontrei o Mestre King Kong, ele estava querendo brincar de luta com um amigo, então apenas cumprimentei-lo e segui meu caminho. Saindo do mercado, passei pelo Mestre Cobra Mansa no elevador Lacerda. No ônibus de volta, encontrei o Mestre Renê. Estava assistindo um vídeo de capoeira pelo celular e ele ouvio a musica e logo me olhou, cumprimentei-lo e ele sorriu dizendo; Escutei ai a capeira!!!
Quinta, 25/Agosto/2016
Aproveitei o dia que não estava chovendo e fui pedalar. Passei no centro e passei em algumas casas comerciais. Deparei com uma amiga que sempre nos encontramos nos eventos de capoeira. Ela me convidou para ir na roda do Mestre Zé do Lenço. no momento até disse que iria, mas lembrei-me que já tinha um outro compromisso. Voltei em casa, tomamos café e pegamos o ônibus para Itapuã. Estivemos no evento da casa amarela e qual tivemos a oportunidade de conhecer a Sambadeira Dona Rita Da Barquinha. Uma pessoa muito querida e que muito tem para nos ensinar quanto ao samba do recôncavo baiano. Depois de sua palesta, celebramos com uma capoeiragem e com a presença do CM Rafael Lemba, que é um bom cantador de rodas. Após a capoeira, iniciou-se o samba e dona Rita entrou na roda com uma barca pequena presa na cabeça, dançando, cantando e energizando a todos que ali estavam. A Roda de Samba foi bom dimais! Ainda tivemos apresentação de um Mexicano viajante conhecido como homem de fogo. Ele fez uma demostração do seu trabalho com algumas ferramentas com fogo. Depois dançamos, comemos e tomamos um sucos bacana. Estava bem divertido!
Sexta, 26/Agosto/2016
Amanheceu com chuva e passei no shopping da Barra para pesquisar alguns preços de nos netbooks, pois pretendia levar algo para poder escrever durante a viajem. Almoçamos, descansei um pouco e fomos para o evento de Mestra Gegê, o qual estava comemorando 02 anos de trabalho em Valença e também o aniversário do Mestre Valmir da Fica. Pegamos o ônibus, o Ferry boat e depois um carro até Valença. Chegamos ás 20:00hs, tomamos um café e seguimos para a casa da Mestra Gegê. Quando chegamos, estava rolando a roda, com a presença de Mestre Cobra Mansa, Mestra Gegê, Mestre Nelson, CM Fubuia, CM Pety entre outros capoeiras. Mestre Nelson me convidou para jogar e fizemos um bom jogo. Depois joguei com um menino aluno do Mestre Orli. Após a roda, saímos para comer algo em um barzinho subindo a ladeira. Depois voltamos para a casa da Mestra Gegê e arrumamos os cômodos para dormir. Tivemos uma noite difícil, pois os mosquitos não deixávamos nos dormir, mas o cansaço tomou conta do corpo e apagamos.
Sábado, 27/Agosto/2016
Acordamos por volta das 08:30hs, tomamos café e tivemos uma aula com o Mestre Cobra Mansa. Tivemos um revesamento entre a galera que treinava e outra que tocava a bateria. O Mestre pediu para fazermos uma movimentação com a ginga dois a dois, pois falou sobre a dureza da ginga de alguns capoeiristas. Depois passou algumas sequências e movimentações isoladas.
No final fizemos uma avaliação com todos quanto a dificuldade e algo que ficou com dúvida. A aula foi até as 13:00hs. Depois saímos para almoçar no centro em frente a praça central. Voltamos e logo iniciou a aula de ritmo com a professora Tabatta. Ela estuda percussão erudita e nos proporcionou um estudo e variação entre os instrumentos. No final fizemos uma avaliação dos exercícios, foi quando chegou o CM Rafael, CM Guaxini e seus alunos. Tomamos um café e formamos a roda. Não estava bem para jogar, pois acabei tendo uma distensão muscular quando jogava com o Mestre Nelson na noite anterior. Então não joguei e fiquei apenas a observar.
Após a roda, a galera se aprontou para a festa mais tarde. Aos poucos foi se formando a bateria e a samba de roda pegou fogo. Nos bacana, teve muita comida, bebida e muita diversão!
Domingo, 28/Agosto/2016
Era por volta das 9:00hs e a mestra Gegê foi acordando a galera para agilizar e arrumar o salão para a aula de caxixi com o Mestre Valmir. Tomamos café, enchemos os balões e logo o mestre chegou com o material para fazermos a aula. A oficina foi muito boa e a maioria da galera conseguiu fazer seu instrumento que foi até em torno das 14:00hs quando saiu o almoço.
Mas antes do almoço ainda tomamos um banho de piscina. Depois do almoço fui descansar um pouco e logo depois a galera começou a limpar o salão para iniciar a capoeiragem. A roda contava com o Mestre Cobra Mansa, Mestra Gegê, CM Guaxini, CM Rafael, mas quem coordenou a roda foi o Mestre Valmir com um estilo muito particular. Tivemos que sair as presas um pouco antes de finalizar a roda, pois teríamos que pegar o ônibus das 19:00hs para voltar para Salvador. Chegamos comemos uma pizza e fomos dormir!
Segunda, 29/Agosto/16
Dia de arrumar tudo para seguir viajem. Ainda sinto um pouco a lesão muscular que tive na ultima sexta-feira. Atualizei meu diário, preparei um almoço e assisti o pronunciamento da nossa presidente afastada Dilma Rousseff, que iniciou as 10:00hs e foi até as 23:48hs. Um dia bem importante para nosso País, pois foi possível compreender em parte os assuntos que questionam a responsabilidade de posse da presidente, assim com possibilidade de tirar dúvidas e realização de questionamentos dos senadores.