Updated on setembro 15, 2016
Rio de Janeiro II
Região Metropolitana
Sábado 09 Abril/16
Saí de Coroa Grande por volta das 8h, peguei a estrada e passei por Santa Cruz, recebi algumas recomendações dizendo que o lugar é perigoso. Depois passei por um túnel que é proibido passar de bicicleta, mas antes de passar no túnel, parei para conversar com os guardas e pedir água. Eles fizeram “vista grossa” na minha passagem, e pediram para eu tomar cuidado. Cheguei em recreio e procurei um restaurante para almoçar. Nesse tempo recebi mensagens de Mestre Itapuã Beira-mar sobre informações de aulas de capoeira no Rio de Janeiro, agradeci a ele e fui até a Praia da Macumba tomar um banho e escrever um pouco no diário.
Praia do Recreio
Praia da Macumba
À noite rolou um reggae em um quiosque na beira da praia, ali conheci Lucas e sua família. Conversamos muito, trocamos contato e mais tarde eles seguiram. Axé meu irmão, valeu!!!
Logo depois, acabei conhecendo um outro camarada chamado Diogo, conversamos e ele perguntou onde que eu iria dormir, disse que até o momento não tinha um lugar certo e ele me convidou para dormir na casa dele. Ele mora no bairro Terreirão, que é uma periferia da Praia de Recreio, uma comunidade de baixa renda, e logo já senti o contraste entre a faixa de praia e o bairro que fica logo atrás, neste caso o Terreirão. Subimos até a casa dele, tomamos um café, batemos um papo e fomos dormir.
Bairro Terreirão
Sid e Diego
Domingo 10 Abril/16
Após acordar, tomamos um café e o Diogo me ajudou a descer a bike do seu apartamento. Valeu meu irmão pela confiança e recepção em sua casa, forte abraço!!!
Peguei a estrada para o Rio. Já tinha recebido informações da Jéssica que teria uma roda de capoeira no bairro Glória, às 11 da manhã. Então, pedalei rápido para chegar a tempo de pegar a roda, passei pela Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, chegando no bairro Glória.
Praia da Reserva
Quebra Mar na Barra da Tijuca
Ciclovia com Morro dois Irmãos
Cheguei na roda exatamente às 11:00hs, e o berimbau começou a tocar. Fiz um jogo com Mestre Formiga, discípulo do Mestre Gato preto. Na roda conheci Mestre Rogerinho da Fica, Mestre Baba, Mestre Célio, Mestre Rogério da Angola Dobrada e Mestre King Kong, a roda foi muito boa! Logo depois, nos convidaram para ir ao Quilombo da Fica, pois iria rolar um almoço e um samba de roda.
Sid e Mestre Formiga
Sid, Mestre Rogérinho, Mestre Peixe, aluno Fica, aluna escola dobrada, Jéssica, Mestre Célio Gomes, Mestre Rogerinho. Jogo Mestre Baba e Mestre Formiga
Samba na FICA
Em seguida descemos a praça da Glória, onde estava rolando um outro samba, e ficamos até tarde. Após o samba, eu, Mestre Baba, Mestre Rogério e Mestre Rogerinho fomos para um bar tomar um suco e bater um papoeira. Rogerinho me convidou para ficar no quilombo, e lá fiquei e descansei.
Segunda 11 Abril/16
Tomei um banho no Quilombo, me despedi de Mestre Rogerinho, agradeci pela hospedagem. Obrigado Mestre Rogerinho pela recepção e hospedagem, forte axé!!!
Sai e fui para o hostel. Durante a viagem recebi uma mensagem pelo facebook informando que o hostel El Misti estaria com uma promoção para cicloviajantes, oferecendo uma hospedagem gratuita por cinco dias. Fiz meu cadastramento e ganhei a hospedagem, era para lá que estava indo. No quarto tinha nove camas, e nem todas estavam ocupadas. A tarde dei uma volta de bike pela cidade.
Praia de Botafogo
A noite fui visitar o Mestre Ferradura, no bairro Botafogo. Levei comigo alguns amigos que conheci no hostel. Fizemos um treino, conheci Paulinha, uma capoeira aluna que estava ali treinando. Grato Mestre ferradura pela aula. Forte axé!
Após o treino eu Paulinha e outra amiga ficamos conversando um pouco e ficamos de nos encontrar outro momento. Voltei para o hostel e depois saí com a galera para jantar. Voltamos para o hostel para descansar.
El Flash, Pateo Aguila,Sid e Nicolas Tabaud.
Terça 13 Abril/16
Nesse dia conheci Pateo, fomos fazer um treino na praia de Copacabana. No canto esquerdo da praia tinha uns equipamentos para fazer musculação, barra, apoio, ficamos lá até perto do meio dia.
Almoçamos e depois passamos na praia do Leblon, e conhecemos um rapaz, fotógrafo, que pediu para bater algumas fotos nossas com algumas movimentações de parada de mão. Voltamos ao hostel, descansamos, e à noite fomos treinar no Quilombo FICA, porém Mestre Rogerinho estava ocupado e quem passou o treino foi um aluno mexicano. Treinamos e jogamos. A Jéssica estava lá e conversamos um bocado, depois voltamos para casa e fomos dormir.
Treino na FICA
Quarta 14 Abril/16
Após o café, convidei uns amigos, Nicolas Tabaud e Geovana Moeller que conheci no hostel para fazer um treino na praia de Botafogo. À tarde dei um rolé de bike com o Pateo pela cidade.
Treino na Praia de Botafogo
A noite fui fazer um treino com Mestre Célio, na academia Aluandê Capoeira. Porém ele não estava na academia, e quem puxou o treino foi um trenel. Fizemos alongamento e alguns movimentos de sequência. Obrigado meu amigo pelo treino e recepção, Forte Axé!
Treino Escola de Célio Gomes
Pateo foi me encontrar no final do treino, e fomos para Lapa tomar um suco. Depois voltamos para casa para dormir.
Quinta 14 Abril/16
Fiquei trabalhando um pouco, aproveitando o computador do hostel, pois o dia estava chuvoso, e aproveitei para organizar as fotos e atualizar o blog. À noite fui fazer um treino na academia do Mestre Marrom, mas ele também não estava, acabei fazendo um treino com a Mel, alunas do mestre. Obrigado pelo treino, forte axé!!!
Praia de Botafogo
Treino Mestre Marrom
Sexta 15 Abril/16
Dei um rolé de bike pela cidade do Rio de Janeiro, almocei no centro, e à noite peguei uma roda de capoeira na Igreja de São Benedito dos Homens Pretos, como a roda não foi possível de ser realizada dentro da igreja, pois o espaço estava todo pronto para uma cerimônia de casamento, a roda foi na rua. Durante a roda, o Mestre estava tocando atabaque, e, do nada, vem um rapaz girando e bateu no Mestre, derrubando o Mestre, atabaque, caindo por cima de mim, e eu dei um pulo achando até que era briga. Quando tudo acalmou, o Mestre falou para o cantador “olha as músicas que você está cantando”, e a roda continuou. Depois fomos para a igreja tomar uma água, foi quando apareceu uma galera que veio para um evento no sábado – Mestre Mulatinho, Professor Lagartixa, entre outros -, batemos um papo, me despedi de todos, peguei ia bike, e disparei para o hostel.
Roda no calçadão da Rua Uruguaiana
Sábado 16 Abril/16
Eu e o Pateo saímos de bike e fomos para a praia fazer um treino, e depois do almoço fomos para um evento de capoeira na Central do Mestre Raposão. Nesse evento conheci muitos capoeiristas, entre eles Mestre Juninho, do grupo Campos de Goytacazes. O evento foi bem bacana, teve bons jogos, e a turma estava muito animada. Após o evento fomos para o hostel tomar um banho, e saímos para a Lapa. A Jéssica já estava nos esperando. Demos um rolé na noite, tomamos uma cerveja e voltamos para o hostel.
Evento Capoeira na Central
Domingo 17 Abril/16
Fui para a roda de Caxias, que começa às 11h da manhã. Fui até a central de metrô, e da central peguei o ônibus para Caxias que demorou cerca de 40 minutos. No ônibus encontrei Mestre Rogerinho. Essa roda foi em comemoração ao aniversário de Mestre Peixe. Estava Mestre Índio, entre outros capoeiristas o Contramestre Grafite, que é um dos organizadores da roda de Caxias. A roda foi muito boa, me despedi da rapaziada, e voltei para o hostel.
Roda de Caxias
Segunda 18 Abril/16
Organizei tudo, me despedi da galera e parti. Peguei o ferryboat para atravessar a Baía de Guanabara, chegando em Niterói. Lá tomei um cafezinho e segui para Ponta Negra. Esse dia estava muito quente, com pouco vento, e com tráfego muito intenso na rodovia. Cuidado em dobro!
Saída de Ferry-boat
Chegando em Ponta Negra, conheci Hugo, um morador de rua, conversamos e ele me convidou para passar a noite ali. Ele trouxe uns mariscos para fazer a limpeza para vender, pois é o seu ganha-pão. Aproveitei o momento, fiz o café e jantamos. Trocamos uma ideia, tocamos berimbau e depois fomos dormir. O Hugo foi muito gente boa, e falou que está morando na rua há aproximadamente cinco anos. Deixou a casa para a esposa, e ainda trabalha para mandar dinheiro para seu filho.
Praia de Ponta Negra
Olá gostei das dicas! Vou continuar te seguindo!
Valeu Rafael! Forte abraço meu amigo! axé